
É a cor ideal: significa que você está bebendo uma boa quantidade de água, o que é fundamental para diluir e descartar toxinas e o excesso de minerais.
Transparente
Talvez o consumo de água esteja mais elevado do que o seu organismo realmente necessita, daí os rins retiram o excedente da circulação sanguínea. Se o quadro persistir, vale procurar um médico. É comum que no diabete descontrolado, por exemplo, o indivíduo vá muito ao banheiro e libere um líquido incolor.
Amarelo-escuro, castanho ou marrom
Aqui é a situação contrária: a carência nos goles d’água faz a urina ficar concentrada de ureia e companhia, que pode, em longo prazo, aumentar o risco de desidratação e cálculo renal. Ainda, comer grandes quantidades de feijão e ruibarbo pode causar urina marrom, um número de medicações pode escurecer a urina, incluindo antimaláricos, alguns antibióticos, laxantes e relaxantes musculares, como alguns distúrbios hepáticos e renais podem dar uma coloração marrom ou mais escura à urina.
Remédios e suplementos vitamínicos podem deixar a urina nessa cor. Pigmentos de legumes como a cenoura e a abóbora têm efeito parecido, o que não causa problemas. Um laranja forte levanta suspeita de doenças no fígado. Ainda, a coloração amarela forte ou alaranjada pode ser apenas porque está faltando líquidos no organismo, mas pode significar que outras coisas estejam acontecendo. Por exemplo, em caso de infecção da urina há uma grande quantidade de células chamadas leucócitos que deixam a urina mais forte e frequentemente má cheirosa devido à presença especialmente de bactérias. Podem existir outros sintomas associados como dor ou ardor para urinar, a pessoa acometida pode urinar diversas vezes em pequenas quantidades e mediante esforço, dor na região inferior da barriga, enfim, características de cistite (infecção na bexiga) ou uretrite (infecção na uretra, que é o canal que liga a bexiga ao meio externo).
Vermelho
Você comeu beterraba? Componentes dessa raiz tingem a urina e as fezes. Em todo caso, é bom prestar atenção: a troca de cor também acontece pela presença de sangue. Aí é preciso investigar, porque alguma estrutura do sistema urinário, como os rins ou a bexiga, pode estar doente. A urina de cor avermelhada ou alaranjada “como suco de laranja”, ou ainda cor de “chá mate”, ou cor de “refrigerante de cola” é geralmente sinal de perda de sangue pela urina. Este sangue pode estar vindo dos rins (glomérulos) ou das vias urinárias. Por exemplo, pedras que andam pelos canais que levam o xixi podem machucá-los e o sangue sair, geralmente acompanhado de dor na região lombar de forte intensidade. Mas pode ser mais preocupante até do que isso, como é o caso de tumores, nefrites, enfim, apenas o médico poderá, por meio de um exame simples, saber exatamente o que ocorre.
Verde ou azul
A culpa recai sobre o corante azul de metileno, utilizado na fabricação de algumas medicações. Ele é excretado na urina, que, ao misturar as cores, ganha tons esverdeados ou azulados. Na bula dos medicamentos, você encontra informações sobre essas eventuais consequências. Aspargos e a cerveja verde, típica da Irlanda, provocam efeito semelhante. Ainda, hipercalcemia, uma doença hereditária rara, também pode levar à urina azul, principalmente em crianças. Urina verde às vezes ocorre durante infecções do trato urinário causadas por algumas bactérias.
É natural que, ao cair no vaso sanitário, a urina crie um pouco de espuma, por isso, urina espumosa nem sempre indica que há algo de errado, mas quando ocorre também uma alteração na cor (ficando mais escura, por exemplo), é hora de procurar um médico.
Entretanto, quando a urina está muito espumosa, pode ser um sinal de que o organismo está com excesso de proteínas nas dietas ou até mesmo de algum problema renal grave. Este último caso, porém, requer outros exames para ser diagnosticado.