Doença de Peyronie – a doença do pênis curvo
A Evolução da Vasectomia – Processos e Cuidados Pós-Cirurgia
4 de abril de 2019

Disfunção Sexual – Sintomas, causas e tratamento

A disfunção sexual é a dificuldade permanente do homem em obter ou manter uma ereção, podendo sinalizar doenças crônicas. Muitos homens se assustam quando não conseguem manter uma ereção, porém uma “ falha” eventual” normalmente não significa uma doença. Porém esse acontecimento pode ser um sinal de que há algo de errado no corpo ou na mente do paciente. Se ocorrer de modo frequente, o ideal é buscar uma ajuda especializada.
Estudos recentes demonstram que aos 50 anos de idade até metade dos pacientes irão referir algum tipo de disfunção sexual, e isso aumenta progressivamente com a idade.

Estima-se que a impotência sexual afete 12% dos homens abaixo de 60 anos de idade, desmistificando a ideia de que se trata de um problema da idade.

As causas da disfunção erétil são bastante variadas, podendo ser de origem orgânica (associada a doenças vasculares, diabetes, hipertensão arterial, colesterol elevado, alterações hormonais) ou psicogênicas ( ansiedade, stress, depressão).
O tabagismo e sedentarismo são fatores relacionados ao estilo de vida que prejudicam a qualidade da ereção .

Um hormônio muito importante para uma vida sexual saudável é a Testosterona. Esse hormônio está muito relacionado ao libido ( desejo sexual) e se os níveis sanguíneos deste hormônio estiverem baixos, também teremos uma função sexual alterada.

São diversas as causas da disfunção erétil, cada uma delas com mecanismos diferentes para provocar essa condição. No entanto, existe tratamento para a grande maioria delas, que pode incluir tratamentos psicológicos, medicamentosos e cirúrgicos.

Atualmente, existem vários tratamentos para a disfunção erétil, e ainda há outros sendo estudados. Por isso, não tenha vergonha de visitar um médico urologista caso você sofra do problema, com o tratamento, você só tem a ganhar!