(48)3622-4162 | (48)9 9672-4755 |
Tire a solidariedade do armário
9 de junho de 2019
Saiba mais sobre Incontinência Urinária
1 de outubro de 2019

Dr Francisco Marconato e Dr Eduardo Miranda realizam procedimento diferenciado para tratamento do Cãncer de Próstata e são notícia no Jornal Diário do Sul

Mais um procedimento cirúrgico diferenciado foi realizado no Hospital Socimed, desta vez para tratamento de câncer de próstata. Em equipe, os médicos urologistas dr. Francisco Marconato e o dr. Eduardo Miranda, realizaram uma Prostatectomia Radical Videolaparoscópica, que é considerado um dos procedimentos desafiador, nesta especialidade. Isso, porque além da remoção completa do câncer, requer cuidado com a preservação de estruturas delicadas do corpo responsáveis pela ereção e contenção de urina.
“O tratamento cirúrgico do câncer de próstata permanece sendo uma das melhores opções para o tratamento curativo dessa patologia. No Brasil, ainda a cirurgia convencional aberta é a mais realizada. Com os objetivos de reduzir o tempo de internação pós-operatório, minimizar a dor e facilitar o retorno mais rápido ao trabalho, a prostatectomia radical videolaparoscópica surgiu para atender a esses objetivos. Porém, dada a alta complexidade desse procedimento, a maioria dos serviços ainda realiza a cirurgia via tradicional, aberta”, afirma o dr. Francisco.
Através dessa técnica cirúrgica, uma câmera de vídeo capta as imagens da cirurgia em tempo real, tendo a capacidade de aumenta-las em até oito vezes, o que permite uma melhor identificação das estruturas, explica o Dr. Eduardo P. de Miranda.
Por conta de sua complexidade, este tipo de cirurgia é pouco realizada, sendo este, um dos primeiros casos no Sul do estado. Comprovando a efetividade do método, o paciente recebeu alta no segundo dia de pós-operatório, com excelente evolução.
Sobre os especialistas:
Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (RS), o dr. Francisco Marconato é Diretor Técnico da Clínica Marconato de Urologia. médico integrante do Corpo Clínico do Hospital e Maternidade Socimed, em Tubarão, é Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia (TiSBU) e da EAU – European Association of Urology.
Graduado em Medicina pela Universidade do Sul de Santa Catarina (SC), o dr. Eduardo Mirando é Mestre em Clínica Cirúrgica pela Universidade Federal do Paraná (PR), médico integrante do Corpo Clínico do Hospital e Maternidade Socimed, em Tubarão e Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia (TiSBU).