(48)3622-4162 | (48)9 9672-4755 |
Reposição de Testosterona – Posicionamento da Sociedade Brasileira de Urologia
22 de outubro de 2019
Dr Francisco Marconato concede entrevista para a Unimed e esclarece dúvidas sobre o PSA e Câncer de Próstata
19 de dezembro de 2019

Dr Francisco Marconato e Dr Eduardo Miranda são pioneiros em cirurgia de Holmium Laser de Próstata (HOLEP)em Santa Catarina

Foi realizada em Tubarão a primeira cirurgia  de laser para próstata com a técnica HOLEP – Enucleação da Próstata com LASER de Holmium – de Santa Catarina!!!

A técnica é por via endoscópica, menos dolorosa e mais rápida na retirada de próstatas maiores, que neste caso, pesava 80 gramas. Em adultos, o peso de uma próstata normal varia entre 25-30 gramas. O paciente teve alta 24 horas após a cirurgia.
Segundo o urologista Eduardo Pereira de Miranda, as cirurgias têm duração média de duas horas e meia e os pacientes levam cerca 36 horas para se recuperar. “Na cirurgia tradicional, a recuperação dura em torno de sete dias”, disse.

Eduardo, que é membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia e do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, explica que esse procedimento é mais indicado para próstatas acima de 80 gramas. Ainda é recomendada a utilização para pacientes idosos, obesos, hipertensos ou com problemas de coagulação sanguínea. Antes do HOLEP, a opção para próstatas acima de 80 gramas era a cirurgia aberta

O urologista, Francisco Ribas Marconato  explica que os riscos são muito reduzidos, porque não há cortes abdominais, nem na bexiga. Todo o procedimento é feito pela uretra. O paciente fica com sonda e cateter por cerca 24 horas, sai andando do hospital e em dez dias segue vida normal. Nas cirurgias tradicionais a sonda e o cateter ficam por sete dias e a recuperação é bem mais demorada. “Essa cirurgia e o nível da técnica utilizada estão voltados para uma melhor qualidade de vida das pessoas, especialmente idosos”, destaca o médico.