(48)3622-4162 | (48)9 9672-4755 |
Dados sobre o Novembro Azul (parte I)
27 de novembro de 2018
Saiba como prevenir o Cálculo Renal
11 de janeiro de 2019

Implante de Esfincter Artifical para o controle da Continência Urinaria

No último sábado os urologistas da Clínica Marconato, Dr. Francisco Marconato e Dr. Eduardo Pereira de Miranda, realizaram uma interessante cirurgia no hospital Socimed: o implante de um Esfincter Artifical para o controle da Continência Urinaria Masculina.
Diferentemente da incontinência feminina, a perda urinária masculina é muito menos comum e está relacionada frequentemente a lesões pós-cirúrgicas do esfincter urinário ou em consequência de traumas locais ou da medula espinhal.

O caso em questão foi resultante de uma cirurgia para tratamento de neoplasia maligna da próstata realizada em outro serviço. Após uma completa avaliação clínica e de exames de imagem, foi indicado a implantação de um esfincter artificial na uretra. Após o implante, o paciente fica com um dispositivo “escondido” na bolsa escrotal, que será ativado quando ele desejar urinar, o qual se reativará automaticamente. Com isso, na grande maioria das vezes, há uma melhora completa, reabilitando o paciente e melhorando sua autoestima.