Dr. Francisco esteve presente no Congresso Paulista de Urologia
27 de setembro de 2018
Síndrome da Bexiga Hiperativa
16 de novembro de 2018

Novembro Azul – Entenda o seu Significado.

O NOVEMBRO AZUL é uma campanha mundial, dirigida em especial aos homens, com o objetivo de conscientizar a respeito das doenças masculinas, em especial a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Dados da OMS ( Organização Mundial da Saúde) divulgados em 2016 apontam que a expectativa de vida dos homens no mundo é de 69,1 anos, ao passo que as mulheres vivem em média 73,8 anos. No Brasil, conforme o IBGE, as mulheres vivem quase sete anos mais do que os homens.

Diante disso, o urologista Francisco Marconato sugere que a campanha do Novembro Azul deva servir como um incentivo ao cuidado global da saúde masculina, sendo a visita ao urologista para o check-up da próstata também o momento, e talvez a única oportunidade, para que o homem realize seus exames de rotina e tenha uma orientação geral incluindo cuidados com dieta, ajustes na pressão arterial, avaliação das taxas do colesterol e glicose, reposição hormonal, etc.

Já o câncer de próstata permanece como sendo a neoplasia sólida mais comum e a segunda causa de óbito oncológica no sexo masculino. Apesar dos avanços terapêuticos, ainda 25% dos pacientes com câncer de próstata morrem em decorrência dessa doença, e muito disso está relacionado ao fato de que 20 % dos casos são diagnosticados em estágio avançado. As campanhas de esclarecimento e rastreamento são responsáveis pela redução das taxas de mortalidade devido ao câncer de próstata, sendo possível afirmar que com o diagnóstico precoce as taxas de cura podem atingir 90% dos casos.

Dr. Francisco R. Marconato /CRM-SC 5859

TiSBU- urologista titular da SBU ( Sociedade Brasileira de Urologia)

Membro da EAU – European Association of Urology.