A Doença de Peyronie é um problema caracterizado por uma anomalia do pênis provocando dor, deformidade, dificuldade de ereção e penetração durante o ato sexual, ocorrendo em homens geralmente acima dos 40 anos. Segundo a literatura médica, o problema acomete cerca de 10% dos homens.
Quais são os principais sintomas?
A Doença de Peyronie costuma se manifestar por meio de fibrose no pênis, provocando deformidades no órgão, dor, tortuosidade e diminuição do pênis. Geralmente, a ereção é ainda firme o suficiente para ter relações sexuais, mas a curvatura do pênis pode impedir a penetração ou fazê-la de forma dificultosa para a paciente.
Quais são as causas?
Alguns fatores podem influenciar o aparecimento do problema, entre eles, a ocorrência de micro traumas e fraturas no pênis em posição ereta, doenças metabólicas, auto-imunes e fibromatosas, ou seja, quando ocorre uma alteração na anatomia do órgão.
Como diferenciar a doença de uma curvatura normal?
Existe uma patologia congênita nos meninos, que é a tortuosidade peniana congênita, que não apresenta dor, e está presente desde o nascimento até o crescimento, diferentemente do adulto, que tem o acometimento e percepção em um determinado período de sua vida adulta. Nesse caso, o problema está associado à dor, deformidade e encurtamento peniano.