Hematúria

Hematúria é o nome dado para a presença de sangue na urina. Nem sempre a hematúria é visível a olho nu. Em alguns casos, a quantidade de sangue na urina é tão pequena, que só através de exames de urina é possível detectá-la, é o que chamamos de hematúria microscópica. Quando é possível detectar sangue na urina a olho nu, chamamos de hematúria macroscópica. Nestes casos, o próprio paciente costuma relatar urina de coloração avermelhada, escurecida ou com coágulos.

Alguns medicamentos ou alimentos, como a beterraba, podem deixar a urina avermelhada, sem que isso signifique a presença de sangue.

Uma grande variedade de doenças pode provocar perda de sangue na urina. Na maioria dos casos, a hematúria costuma acompanhar um caso de infecção urinária ou de pedras nos rins e vias urinárias. Porém, a existência de sangue na urina pode também ser um sinal de doenças mais graves, como câncer de bexiga ou rins, ou ser devido a doenças dos próprios rins, o que chamamos de glomerulopatias.

Como fazemos a investigação da causa de hematúria?

Primeiramente, devemos nos certificar que estamos diante de um caso de hematúria. E isso é possível através da realização do exame de parcial de urina. No exame da urina, podemos detectar a presença de hemácias e hemoglobina, em níveis variados.

Após este passo inicial, nem sempre a investigação é simples e rápida. Pode ser necessário uma série de exames para detectar a causa, entre eles: ultrassom de rins e vias urinárias, tomografia, dismorfismo eritrocitário, urocultura, entre outros.

Quando a investigação inicial de uma hematúria levanta a suspeita ou diagnostica uma doença urológica, deverá consultar um Urologista com brevidade. Ele poderá requisitar outros exames, mais específicos.

Em cerca de 10 % dos casos, não é possível identificar uma causa definitiva para a hematúria, mesmo após a realização de inúmeros exames. Isto significativa que, muito provavelmente, não há nenhuma patologia grave, devendo o manter uma vigilância periódica.

Em alguns casos poderá ser encontradas alterações denominadas glomerulonefrites ou glomerulopatias, nestes casos, deverá ser consultado um Nefrologista para investigação adicional e acompanhamento adequado.

O tratamento da hematúria é variável, conforme a sua causa. Independente da causa, se for visto sangue na urina, deve-se entrar em contato com o médico.