(48)3622-4162 | (48)9 9672-4755 |

Vasectomia e Reversão de Vasectomia


A vasectomia é uma cirurgia realizada em homens, na grande maioria das vezes com o objetivo de promover a esterilização masculina.

O procedimento é regulamentado pela Lei Federal no. 9.263 de 12 /01 /1996. O procedimento, via de regra, é simples e seguro, onde através de uma incisão mínima na pele escrotal, sob anestesia local, o urologista identificará o ducto deferente (canal que transporta os espermatozoides do testículo à uretra) realizando sua secção e ligadura.

O retorno ao trabalho poderá ocorrer até no dia seguinte ao procedimento e o paciente é orientado a manter abstinência sexual por sete dias. Após um mínimo de 25 ejaculações, orientamos a realização de um espermograma para confirmar o sucesso da cirurgia.

Sempre orientamos que o homem deve entender a vasectomia como sendo definitiva. Porém, nos casos necessários, existe a possibilidade de reversão, o qual é um procedimento mais complexo e idealmente realizado com auxílio da microcirurgia.

A técnica cirúrgica utilizada para a realização da vasectomia é um dos fatores que influenciarão no sucesso da recanalização. Nesse sentido, a vasectomia deve ser preferencialmente realizada por um urologista.